[asterisk-users] RES: Banco de dados interno no Asterisk e variáveis em SIP HEADERS

Rodrigo Pimenta Carvalho pimenta at inatel.br
Fri Jun 12 16:21:59 CDT 2015

Prezado Fernando,

Muito obrigado por sua complementação na resposta!
Surgiram algumas dúvidas agora:

A única forma de retornar os dados num header field, como o Rafael dos Santos Saraiva sugeriu envolve criar outro channel?

Ou seja, o que eu preciso é que a mesma execução do dia plan obtenha um valor recebido do Sip Client, execute uma query num banco de dados e em seguida inclua a resposta como novo hearder field na mensagem a ser enviada de resposta ao mesmo SIP Client.
Tudo isso pode ser executado no mesmo channel? Ou seja, sem precisar fazer um Dial() para o Sip Client?

Por exemplo:
Suponha o seguinte, o SIP client envia um SIP INVITE para o Asterisk, contendo um novo header field na mensagem. O dia plan executa, faz o que tem que fazer, obtem um valor de um banco de dados e em seguida inclui esse valor como novo header field na mensagem de resposta SIP ACK 100. Ou talvez na mensagem de resposta SIP 180 (Ringing). Isso tudo seria feito num mesmo channel? O que estou imaginando é usar as mensagem padrões SIP, que o Asterisk já sabe manipular, e pegar 'carona' nelas para o transporte de pequenos dados.

Algo desse tipo é possível de ser feito?

No nosso projeto usaremos SIP com TCP, não com UDP, devido a outros requisitos. Isso facilitará o uso da ideia com Json, certo?

Atenciosamente,

RODRIGO PIMENTA CARVALHO
Inatel Competence Center
Software
Ph: +55 35 3471 9200 RAMAL 979

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Só complementando a resposta do amigo Rodrigo.

O Comando SIPAddHeader vai adicionar um cabeçalho SIP, porém no channel
atual, e o Dial, criará outro channel, o qual não irá ter o cabeçalho
que você adicionou:

Se quiser que o cabeçalho SIP customizado esteja disponivel e seja
enviado para a Ponta B que o Dial está chamando, você terá que executar
uma Macro utilizando o canal novo que será criado pelo comando Dial.

Algo do Tipo:

[header]
exten => cid,1,SIPAddHeader(X-My-Header=MYCUSTOMHEADER)
same=>n,Return(1)

[meudial]
exten => _X.,Dial(SIP/X.X.X.X/${EXTEN},,b(header^cid^1))

Porém, UDP tem suas limitações, e tentar incomporar JSON a SIP Message,
imagino que não consiga ter uma ambiente de fácil manutenção.
Uma ideia seria utilizar Kamailio ou OpenSIPs o que te da mais
ferramentas para gerenciar o SIP Message.

Ou você pode utilizar seu próprio esquema utilizando um sistema de
mensagens TCP como o ZeroMQ ou o GearmanD.

Atenciosamente / Best regards / Saludos,

P Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e  compromisso com o
Meio Ambiente!